O Blender, um programa utilizado para a criação de modelos em três dimensões, permite criar e modelar diversos tipos de elementos, tanto para filmes como para jogos. O livro O Básico da Modelagem 3D com o Blender - Aprendendo do Zero como Modelar e Animar Figuras Tridimensionais demonstra e explica de forma simples e objetiva as ferramentas do programa, possibilitando a compreensão gradativa de seu conteúdo por meio de explicações práticas bastante ilustradas. Entre os tópicos abordados no livro, estão: a introdução ao Blender, os requisitos do sistema, como baixar e instalar o programa, a Splash Screen, as áreas, os editores, as cenas, as camadas, os comandos de navegação e movimentação, os modos de visualização, os tipos de objetos, os modos de modelagem, a modelagem de malhas, as normais, os tipos de curvas, as animações, a Timeline, os modificadores, os textos, a câmera e a iluminação, os materiais e as texturas, as partículas, a Blender Game Engine, entre outros. O livro ainda possui exercícios que possibilitam a melhor compreensão do conteúdo ao final de cada capítulo.