Vender? Jamais! Frequentemente
é isso que ouvimos ao indicarmos vagas na área de vendas a alguém. Essa
resposta, normalmente, ocorre por causa de mitos, como: "não tenho dom para
vendas", "não tenho lábia de vendedor", ou mesmo pela imagem negativa que
vendedores despreparados e descomprometidos com o cliente fazem da arte da venda.
O autor mostra o outro lado da profissão de vendedor, o lado profissional e do
comprometimento com a empresa e os clientes, transmitindo técnicas de vendas,
enfatizando os conhecimentos básicos necessários a uma venda preparada e
eficaz: produto, empresa, cliente, concorrência e mercado; analisa erros em
atendimentos comuns, propondo melhores formas de realizá-los; oferece noções de
marketing, realçando o composto mercadológico, e mostra a importância do
trabalho de merchandising no processo de venda, ensinando técnicas avançadas
para estimular o consumo por impulso. Retrata o novo canal de vendas (telemarketing)
como propulsor de negócios, atingindo os consumidores com maior agilidade e
custo menor. Busca, sobretudo, incentivar o leitor a entrar no mundo dinâmico
da venda, para que acredite na profissão, hoje ocupada por profissionais
preparados e treinados. Ser um bom vendedor não depende de dom, mas, sim, do
domínio de técnicas modernas, e acessíveis a qualquer pessoa.